Revestimento para calçadas: como escolher?

24 mar, 2022 | Ambientes Externos | 0 Comentários

As calçadas merecem tanto cuidado quanto qualquer outro elemento construtivo. Em residências individuais ou em condomínios, elas são fundamentais para delimitar caminhos, evitando o desgaste de jardins, por exemplo, mas também fazem parte da harmonia estética do conjunto. Por isso, a escolha do revestimento para calçadas deve ter vários valores agregados. Beleza, segurança e durabilidade são alguns deles. Veja por quê!

O que analisar na hora da escolha do revestimento para calçadas

Os revestimentos para calçadas devem atender aos requisitos técnicos indicados para este tipo de local. Os cerâmicos são uma ótima escolha, tanto pela beleza, diversidade de modelos e durabilidade, quanto por serem um material natural e amigo do meio ambiente. Mas fique atento a estas especificações:

  • Textura

Analisar a textura e a superfície dos revestimentos para calçadas pode trazer mais benefícios do que se imagina. A segurança é o principal deles, já que as peças não podem ser lisas para evitar escorregões, sendo assim, é necessário que sejam placas antiderrapantes.

A baixa porosidade do revestimento é permitida, desde que não tenha brilho. É importante também, caso aplicado em jardins, que parte do solo fique exposto para o escoamento da água. Dessa forma, havendo um bom sistema de drenagem, é possível reduzir as chances de alagamentos.

  • Design também é importante

Na valorização do projeto arquitetônico, o revestimento para calçadas tem um papel bem maior do que pode parecer a princípio. Ele é um complemento que cria diferenciais estéticos, por isso deve haver uma atenção especial ao design.

Por sua vez, o design também influencia na eficiência e durabilidade das peças, unindo necessidades estéticas e técnicas. 

  • Atenção à escolha das cores da calçada

Já a escolha das cores deve ser harmoniosa com o entorno, levando em conta o projeto de arquitetura, a retenção de calor e a integração com a natureza.

Pisos escuros tendem a reter calor nas horas de exposição ao sol. Por outro lado, cores muito claras refletem mais a luminosidade, o que pode causar desconforto visual. O ideal, portanto, é buscar um meio termo, em tons neutros, que reproduz de alguma forma o ambiente natural original.

A Coleção Arquitetura Natural da Gail, por exemplo, tem tons terrosos em formatos modulares, proporcionando combinações personalizadas.

Além disso, conta com toda uma linha de peças complementares para acabamento e usos especiais que agregam ainda mais valor e beleza ao revestimento para calçadas.

  • Não tenha pressa, pesquise

Fique atento a estas dicas para escolher o melhor revestimento para calçadas e sempre dê preferência aos produtos de qualidade comprovada.

Faça a sua escolha sem pressa e de forma consciente. Pesquise, entre no site do fabricante, pergunte e se informe.

Aproveite para conhecer todas as coleções de revestimentos cerâmicos da Gail, pensadas em todos os detalhes para unir beleza, funcionalidade, durabilidade e a melhor integração possível com a natureza.

[Orçamento] Solicite um orçamento dos produtos da Gail Cerâmica! | Clique aqui | Gail Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.