O planejamento é um fator determinante para o sucesso das atividades. Tanto que, um estudo publicado pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul revela que a falta de planejamento na construção civil é a segunda maior causa de não cumprimento de pacotes de trabalho. Dentro dessa etapa, o planejamento de compras merece uma atenção especial já que gastos com materiais representam cerca de 50% do orçamento. E é nessa hora que uma dúvida pode surgir: Quando devo efetuar a compra do revestimento cerâmico?
Planejamento de compras
Antes de começar um empreendimento, seja uma obra completa ou uma reforma, é preciso cumprir diversas etapas prévias, com o objetivo de deixar tudo organizado e alinhado para o início dos trabalhos no canteiro.
Com isso uma série de desafios se inicia, entre eles está a responsabilidade de atender as necessidades da obra por meio de uma análise quantitativa e qualitativa de insumos, possibilitando que o canteiro receba o material no momento certo, com a quantidade correta e dentro das especificações desejadas.
Por isso, um bom planejamento de compras começa já na concepção do projeto.
Assim, destacamos alguns pontos importantes para o sucesso da atividade de compras:
- O volume de materiais envolvidos;
- A qualidade desses insumos;
- O prazo de entrega;
- A competência do fornecedor;
- O valor total das aquisições.
Porém, para atender os itens acima, é preciso ter o máximo de informações sobre o projeto. Como, por exemplo, no caso do revestimento cerâmico, onde será aplicado, qual a intensidade de trafego esse piso receberá ou até mesmo se o ambiente estará sujeito a água da chuva no caso de ambientes externos, o que exige uma superfície antiderrapante para evitar acidentes.
Se quiser ver mais algumas dicas para acertar na compra do revestimento, clique aqui.
Quando devo efetuar a compra do revestimento cerâmico?
Afinal, considerando todo esse planejamento, quando devo efetuar a compra do revestimento cerâmico?
Embora seja a fase final da obra é um erro deixar para comprar o revestimento cerâmico nessa última etapa.
Vivemos um momento de instabilidade econômica onde a inflação é uma realidade. E ao longo da execução do projeto é muito provável que os preços dos materiais sejam reajustados.
Assim, a compra antecipada do revestimento cerâmico te dá a liberdade de escolher os materiais adequados para sua obra sem comprometer o orçamento inicial.
Além disso, mesmo com um planejamento de compras, é comum que imprevistos aconteçam e imagina você ter que economizar justamente na fase de que vai dar toda personalidade e durabilidade do seu projeto.
Alguns fabricantes costumam baratear o processo de produção para conseguir um preço mais competitivo para o consumidor final. E isso pode comprometer a qualidade do produto.
O que gera uma falsa sensação de economia que não se sustenta a longo prazo.
Lembre-se que o barato pode sair caro.
A Gail oferece revestimentos de alta performance e resistência, de acordo com a necessidade do projeto gerando uma excelente relação custo x benefício.
Venha conhecer nossos produtos e nosso portfólio de obras!
Escolha um fornecedor de confiança
Existe outro fato que vale ressaltar. É comum que o canteiro não tenha espaço suficiente para armazenamento de materiais visto o grande volume que possuem.
Por isso, é fundamental um fornecedor de confiança para que você consiga encomendar o material com antecedência e programar a entrega de acordo com o cronograma da obra.
Ou seja, quando o material é comprado com o devido planejamento, você tem a liberdade financeira de escolher o revestimento cerâmico que melhor se encaixa ao seu projeto sem o risco de atrasos na execução da obra.
São muitas etapas a serem cumpridas, mas seguindo o planejamento e acompanhando cada etapa do início ao fim o sucesso do seu projeto será uma consequência.
0 comentários