Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las

8 out, 2020 | Ambientes Externos | 0 Comentários

Vivemos em um mundo onde o tempo parece correr cada vez mais rápido e nessa mesma velocidade a ansiedade nos agita para ver as coisas acontecendo.

É comum, por exemplo, você fazer uma compra online e algum tempo depois já consultar o código de rastreio para ver a situação da entrega.

Agora, imagine que sua encomenda demora meses pra chegar, parece angustiante, não é mesmo?

Construção e reforma é basicamente isso, uma encomenda com prazo de entrega maior. E, convenhamos, é frustrante que esse prazo não seja respeitado, algo muito comum na atividade.

Mas, diferente da sua compra online, existem alguns fatores que estão ao seu alcance para evitar atrasos na entrega. Vamos conferir?

Mão de obra especializada

A escassez de profissionais qualificados é um problema real na construção civil. Embora até exista bastante mão de obra, é comum que os melhores profissionais tenham agenda fechada por meses em decorrência do comprometimento com outras obras.

Dessa forma é necessário planejamento. Não espere estar perto do início da obra para contratar os profissionais. Contrate-os com antecedência, isso vai te garantir a mão de obra ideal para que tudo aconteça dentro dos prazos. Veja aqui 4 erros comuns de instalação durante a obra.

Fornecedores

Devido ao grande volume, ou até mesmo por conta de sua produção, boa parte dos materiais não podem ser armazenados no canteiro de obras. É crucial que cada material chegue na quantidade e no tempo certo para sua obra fluir corretamente.

E é exatamente aí que mora o perigo. Fornecedores que não cumprem prazos podem gerar um transtorno enorme ao seu cronograma.

Por isso, procure por fornecedores confiáveis. Pegue indicações e pesquise a reputação da empresa nas redes sociais. Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, também podem te auxiliar na tomada de decisão.

Quando o assunto é revestimento em cerâmica, a Gail é a fornecedora com maior certificações de excelência, CBB, ISO 9001, LEED, entre outros. Oferecendo aos seus clientes uma linha de produtos com a mais rigorosa exigência de qualidade.

Layout do Canteiro de obra

Pode não parecer relevante, mas esse é um fator determinante na produtividade da equipe de trabalho. É importante o gestor da obra estar atento a estes detalhes, organizando o layout de forma dinâmica para facilitar o fluxo de pessoas, materiais e maquinário.

E não é só isso, a agilidade no descarte de entulho e limpeza do canteiro também são fatores que podem afetar a produção positivamente. Contratar uma empresa para retirada do entulho, por exemplo, pode ser um investimento que vai otimizar o tempo, permitindo aos trabalhadores foco total no prosseguimento da obra.

Mudanças no Projeto

Nem sempre o atraso é culpa de terceiros ou do clima, como veremos a seguir. É comum durante o processo, algumas alterações ou novas necessidades. Nesse caso o cronograma fica comprometido e possivelmente o custo da obra também. 

É necessário avaliar se o custo x benefício dessa alteração de fato compensa e se o prazo estendido não trará mais problemas que soluções.

O ideal mesmo é planejar com atenção todos os detalhes para evitar alterações repentinas durante o projeto.

Clima

Fatores climáticos também podem afetar o cronograma e obviamente a equipe não tem nenhuma força contra ele. Chuvas, ventanias e até mesmo a umidade podem interromper por completo ou atrasar os processos. 

Embora esses eventos não possam ser evitados, com organização e planejamento é possível readaptar as atividades para que o dia de trabalho seja produtivo.

Recursos Financeiros

Considere sempre alguma margem nos gastos. Especialmente com relação ao material necessário, como desperdícios ou até mesmo a projeção equivocada da quantidade de materiais. Saiba como separar seu orçamento aqui.

Muitos são os fatores que podem interferir no cronograma da obra, mas com atenção especial nos temas acima a probabilidade de sucesso aumenta significativamente.

Se precisar de ajuda com seu projeto, você pode contar com nossas soluções personalizadas e equipe especializada para te auxiliar.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

pisos para cozinha - na imagem há uma cozinha industrial, com piso cerâmico atrás

Pisos para cozinha: como escolher

Seja numa reforma ou em um projeto, os pisos para cozinhas industriais e de restaurantes devem ser cuidadosamente escolhidos. Afinal, eles são fundamentais para assegurar uma boa experiência, evitar riscos de acidentes e ter a resistência necessária para o dia a dia...
fachadas de cerâmica

Conheça as principais vantagens das fachadas de cerâmica

As fachadas dão toda a personalidade de uma casa, um prédio ou um edifício comercial. É como se elas representassem as pessoas que ali habitam ou trabalham. Por isso, devem ser planejadas com atenção especial. Afinal, elas são a primeira impressão de um imóvel, se...
Revestimentos cerâmicos para piscinas

Revestimentos cerâmicos para piscina: mais conforto e melhor performance

Os revestimentos cerâmicos para piscinas têm maior destaque entre outros materiais porque são extremamente resistentes, evitando, assim, manutenções constantes, garantindo economia a longo prazo. Além disso, é um material versátil, recebendo diferentes acabamentos,...

Revestimento cerâmico: assentamento

A cerâmica é um revestimento bastante versátil que pode ser utilizada em pisos e paredes, tanto de ambientes internos quanto externos. Em algum momento você já deve ter se deparado com imperfeições no assentamento do revestimento. Seja por peças desalinhadas e fora de...
Tipos de revestimentos e suas especificações

Tipos de revestimentos e suas especificações

O acabamento é de longe a etapa mais empolgante da obra, pois é aí que o sonho chega a reta final. Mas é também nessa hora que requer um cuidado especial para garantir que o ambiente tenha seu estilo sem perder o conforto e funcionalidade. Por isso, é necessário...
Produtividade na construção civil

Fatores que impactam a produtividade na construção civil

A produtividade na construção civil é um tema bastante recorrente nas publicações do setor. O que é perfeitamente justificável visto que há muitas variáveis que envolvem a atividade. Fatores como burocracia podem ser solucionados. Segurança do trabalho e os...

Dicas para acertar no cálculo dos materiais de construção

O cálculo dos materiais de construção, possivelmente, é a etapa mais crucial do planejamento da obra. Afinal, se não for preciso pode te gerar transtornos no orçamento ou no cronograma.

Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las

Sua obra está atrasada? Infelizmente, isso ainda é algo muito comum. Porém existem alguns fatores que alinhados com um bom preparo, podem te ajudar a não ter prejuízo em tempo e dinheiro na sua obra.

Quais são os processos para o controle de qualidade na gestão de obras?

O controle de qualidade consiste em uma série de procedimentos utilizados para verificar, como o próprio nome sugere, a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos ao mercado.

Descarte de entulho: Como dar o destino correto aos resíduos

A construção civil é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico. E essa grandeza carrega consigo um problema da mesma proporção: o descarte de entulhos. Estima-se que cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados anualmente pela indústria da construção civil.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.