O que é uma paginação?

4 dez, 2019 | Ambientes Externos | 0 Comentários

Antes de assentar os revestimentos na obra, é necessário definir qual desenho será composto pelas placas cerâmicas. De acordo com o tamanho, formato, cor, quantidade de peças e dinâmica de arranjo é estabelecido a forma como será feita a instalação e o assentamento das placas. Em outras palavras, essa etapa define-se como paginação. Ela também é responsável por contribuir para fatores estéticos, facilidade de instalação e economia de material.

Paginação Escama de Peixe

O formato tem influência direta na paginação, os principais formatos de placas são os quadrados e os retangulares, que apesar de simples, oferecem uma variedade de resultados em paginações. Também é possível combinar diversos formatos, proporcionando uma composição mais dinâmica ao ambiente.

Já no caso de cores e estampas, é necessário organizar o painel para evitar que formem padrões exagerados ou repetitivos, além de atentar-se às recomendações de cores para cada tipo de ambiente.

Paginação Transpasse

Tipos de paginações:

Alinhada: É a paginação mais tradicional, nela todas as peças têm o mesmo formato e dimensões, são organizadas de forma totalmente alinhada na superfície.

Vertical: A instalação das peças é organizada no eixo vertical. Como resultado, essa paginação possibilita a sensação de alongamento do ambiente.

Horizontal: Sua paginação é organizada no eixo horizontal. Ela dá a sensação de maior amplitude do ambiente.

Diagonal: Nessa paginação, as peças são assentadas a um ângulo de 45 graus. Resulta ao ambiente uma sensação de movimento e dinamismo.

Espinha de peixe: Sua paginação é feita no formado “zig zag” e são aplicadas em ângulos de 45 graus. Traz um resultado contemporâneo ao ambiente.

Escama de peixe: É ideal para peças retangulares. Tem as mesmas características que a paginação espinha de peixe, porém, são organizadas na horizontal e vertical, formando ângulos de 90 graus.

Transpasse padrão e transpasse aleatório: No transpasse padrão, é usado no máximo 15% do comprimento da peça. Por exemplo, se o revestimento tem dimensões de 60×120 cm, o transpasse máximo é de 18cm em relação à peça vizinha. Já no transpasse aleatório, as peças têm dimensões de 15 a 20 cm de largura e 60 cm de comprimento.

O planejamento é essencial para obter um bom resultado estético e econômico em um projeto. Uma boa personalização é o que proporcionará a independência e a originalidade de cada ambiente. É essencial a escolha de bons profissionais para realizar a paginação e materiais de alta performance. Além disso, influenciam diretamente na vida útil da obra.

A Gail possui diversos formatos e espessuras para cada necessidade do projeto. Dessa forma, todas as paginações podem ser criadas sem que aconteça recortes e desperdício de peças. Saiba mais.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

pisos para cozinha - na imagem há uma cozinha industrial, com piso cerâmico atrás

Pisos para cozinha: como escolher

Seja numa reforma ou em um projeto, os pisos para cozinhas industriais e de restaurantes devem ser cuidadosamente escolhidos. Afinal, eles são fundamentais para assegurar uma boa experiência, evitar riscos de acidentes e ter a resistência necessária para o dia a dia...
fachadas de cerâmica

Conheça as principais vantagens das fachadas de cerâmica

As fachadas dão toda a personalidade de uma casa, um prédio ou um edifício comercial. É como se elas representassem as pessoas que ali habitam ou trabalham. Por isso, devem ser planejadas com atenção especial. Afinal, elas são a primeira impressão de um imóvel, se...
Revestimentos cerâmicos para piscinas

Revestimentos cerâmicos para piscina: mais conforto e melhor performance

Os revestimentos cerâmicos para piscinas têm maior destaque entre outros materiais porque são extremamente resistentes, evitando, assim, manutenções constantes, garantindo economia a longo prazo. Além disso, é um material versátil, recebendo diferentes acabamentos,...

Revestimento cerâmico: assentamento

A cerâmica é um revestimento bastante versátil que pode ser utilizada em pisos e paredes, tanto de ambientes internos quanto externos. Em algum momento você já deve ter se deparado com imperfeições no assentamento do revestimento. Seja por peças desalinhadas e fora de...
Tipos de revestimentos e suas especificações

Tipos de revestimentos e suas especificações

O acabamento é de longe a etapa mais empolgante da obra, pois é aí que o sonho chega a reta final. Mas é também nessa hora que requer um cuidado especial para garantir que o ambiente tenha seu estilo sem perder o conforto e funcionalidade. Por isso, é necessário...
Produtividade na construção civil

Fatores que impactam a produtividade na construção civil

A produtividade na construção civil é um tema bastante recorrente nas publicações do setor. O que é perfeitamente justificável visto que há muitas variáveis que envolvem a atividade. Fatores como burocracia podem ser solucionados. Segurança do trabalho e os...

Dicas para acertar no cálculo dos materiais de construção

O cálculo dos materiais de construção, possivelmente, é a etapa mais crucial do planejamento da obra. Afinal, se não for preciso pode te gerar transtornos no orçamento ou no cronograma.

Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las

Sua obra está atrasada? Infelizmente, isso ainda é algo muito comum. Porém existem alguns fatores que alinhados com um bom preparo, podem te ajudar a não ter prejuízo em tempo e dinheiro na sua obra.

Quais são os processos para o controle de qualidade na gestão de obras?

O controle de qualidade consiste em uma série de procedimentos utilizados para verificar, como o próprio nome sugere, a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos ao mercado.

Descarte de entulho: Como dar o destino correto aos resíduos

A construção civil é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico. E essa grandeza carrega consigo um problema da mesma proporção: o descarte de entulhos. Estima-se que cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados anualmente pela indústria da construção civil.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.