Fatores que impactam a produtividade na construção civil

4 nov, 2020 | Ambientes Externos | 0 Comentários

A produtividade na construção civil é um tema bastante recorrente nas publicações do setor. O que é perfeitamente justificável visto que há muitas variáveis que envolvem a atividade.

Fatores como burocracia podem ser solucionados. Segurança do trabalho e os equipamentos também necessitam um atenção especial.

Por isso, é fundamental voltar à atenção para esses fatores a fim de minimizar os impactos e conseguir extrair o máximo de produtividade com os recursos disponíveis sem deixar de lado a qualidade do resultado final.

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) aponta:

Os seis principais fatores que impactam a produtividade na obra

  • Capacitação e treinamento da mão de obra: funcionários bem capacitadosadequadamente remunerados e que criam vínculos com a empresa tendem a apresentar melhor produtividade;
  • Retrabalho: quando o trabalho não precisa ser refeito o desperdício é reduzido e os prazos atendidos;
  • Matéria-prima: bons materiais, como a cerâmica extrudada da Gail, proporcionam menos retrabalho e mais confiança no andamento da obra;
  • Layout do canteiro de obras: ao planejar o espaço de trabalho a circulação de trabalhadores e máquinas é agilizada, com fácil acesso dos materiais à frente de trabalho;
  • Segurança do trabalho: quando um funcionário se machuca, além do custo humano imensurável, há prejuízos financeiros e impactos na produção e nos prazos;
  • Planejamento e controle de obras: com um plano afinado de execução sua obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais. Também serão menos graves eventuais atrasos ou erros.

Temporais, altas temperaturas ou umidade elevada também podem influenciar no andamento da obra. Por isso, acompanhar a meteorologia é importante para o planejamento. 

Tecnologia na Construção Civil

Usando a tecnologia como aliada.

A tecnologia tem causado impacto positivo em diversos ramos de atividade assim como na construção civil.

Veja as três principais frentes da construção civil onde a tecnologia tem mostrado resultados importantes. 

  • Materiais

Há muitas alternativas de materiais de construção de alto desempenho no mercado. Esses materiais modernos oferecem melhores resultados na utilização e certamente elevam o índice de desempenho da obra.

  • Aparelhos Digitais

O uso de smartphones, tablets e softwares de gestão proporcionam organização e fácil acesso as informações relevantes. Resultando em agilidade no processo de gestão da obra. Aqui você encontra outra publicação onde falamos mais sobre ótimos aplicativos para gerenciamento da obra.

  • Equipamentos 

Maquinário automatizado, quando manipulado por um profissional capacitado realiza as tarefas com mais precisão e eficiência elevando assim a produtividade.

Como podemos ver, os desafios são grandes, mas com bom planejamento, pessoal e materiais adequados e tecnologia é possível elevar a produtividade na construção civil e alcançar resultados de excelência.

A Gail é a indústria líder nacional em revestimentos cerâmicos extrudados de alta resistência e durabilidade, oferecendo peças especiais que se encaixam perfeitamente às necessidades do projeto e consultoria técnica, além de produtos ideais para assentamento, rejuntamento e limpeza. Saiba mais!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Revestimento cerâmico: assentamento

A cerâmica é um revestimento bastante versátil que pode ser utilizada em pisos e paredes, tanto de ambientes internos quanto externos. Em algum momento você já deve ter se deparado com imperfeições no assentamento do revestimento. Seja por peças desalinhadas e fora de...
Tipos de revestimentos e suas especificações

Tipos de revestimentos e suas especificações

O acabamento é de longe a etapa mais empolgante da obra, pois é aí que o sonho chega a reta final. Mas é também nessa hora que requer um cuidado especial para garantir que o ambiente tenha seu estilo sem perder o conforto e funcionalidade. Por isso, é necessário...
Produtividade na construção civil

Fatores que impactam a produtividade na construção civil

A produtividade na construção civil é um tema bastante recorrente nas publicações do setor. O que é perfeitamente justificável visto que há muitas variáveis que envolvem a atividade. Fatores como burocracia podem ser solucionados. Segurança do trabalho e os...

Dicas para acertar no cálculo dos materiais de construção

O cálculo dos materiais de construção, possivelmente, é a etapa mais crucial do planejamento da obra. Afinal, se não for preciso pode te gerar transtornos no orçamento ou no cronograma.

Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las

Sua obra está atrasada? Infelizmente, isso ainda é algo muito comum. Porém existem alguns fatores que alinhados com um bom preparo, podem te ajudar a não ter prejuízo em tempo e dinheiro na sua obra.

Quais são os processos para o controle de qualidade na gestão de obras?

O controle de qualidade consiste em uma série de procedimentos utilizados para verificar, como o próprio nome sugere, a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos ao mercado.

Descarte de entulho: Como dar o destino correto aos resíduos

A construção civil é um dos pilares do desenvolvimento social e econômico. E essa grandeza carrega consigo um problema da mesma proporção: o descarte de entulhos. Estima-se que cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados anualmente pela indústria da construção civil.

Conheça o sistema inovador para fachadas! Kerabrick

O sistema de fachadas KeraBrick é composto por painéis cerâmicos extrudados. Estes painéis mudaram o conceito de revestimentos de fachadas fixadas mecanicamente, pois são os únicos que permitem o acoplamento de uma estrutura metálica sem a necessidade de adaptação, como furos ou cortes, uma vantagem única dos extrudados.

Onde não economizar na obra: o barato pode sair caro

Na hora de construir, sabemos que antes de tudo, é essencial o planejamento de todas as etapas da obra. Com isso, é possível prever gastos e criar um orçamento de acordo com seus recursos. Além disso, realizando uma pesquisa de mercado com antecedência, você pode reduzir desperdícios e realizar uma economia significativa na sua obra. Mas, cuidado! O barato pode sair caro e gerar problemas que tragam gastos ainda maiores. 

Como as cores podem influenciar na arquitetura comercial?

As cores exercem grande influência sobre nós. Elas causam sentimentos e sensações, sem que você nem perceba. Desta forma, entender como as cores podem influenciar a arquitetura comercial, é indispensável para seu empreendimento, com impacto direto nas vendas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.