A limpeza dos revestimentos pode influenciar diretamente na vida útil do projeto, pois dependendo do produto utilizado, ao entrar em contato com a cerâmica e com os produtos que compõem o revestimento pode trazer danos irreversíveis.
A fim de te auxiliar, falaremos sobre os tipos de limpeza em revestimentos cerâmicos e como fazê-las de forma correta. Acompanhe o artigo!
Existem três tipos de limpeza e cada uma delas requer cuidados específicos:
Limpeza pós-obra
A limpeza pós-obra, feita antes da entrega da obra, visa remover restos de rejunte que possam ter ficado sobre o revestimento. É feita com detergente a base de ácido clorídrico (HCl) e deve ser feita uma única vez para evitar problemas de corrosão química do rejunte.
Para que não existam surpresas, siga orientações específicas dos manuais de aplicação de cada produto. Não é recomendado utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico (HF) e/ou seus derivados, como os “limpa-pedras” ou produtos de origem duvidosa.
Limpeza diária
A limpeza diária é feita com detergente neutro, a base de ácido fosfórico, ácido cítrico ou alcalino.
Limpeza de manutenção
A limpeza de manutenção ou periódica vai depender do tipo de uso do revestimento. Podendo ser semanal, quinzenal, mensal, anual ou com maior espaçamento (fachadas, por exemplo, é feita com um mínimo de 5 anos). Nesta limpeza são usados produtos mais concentrados e de uso profissional.
É recomendado que este serviço seja feito por mão-de-obra realmente especializada e produtos de qualidade, para evitar futuros estragos ao revestimento, além de sempre entrar em contato com o fornecedor para os devidos esclarecimentos.
A fim de atender as exigências de diversos projetos, a Gail oferece produtos de limpeza pós-obra e diária, além de outros produtos destinados ao assentamento e rejuntamento da obra. Saiba mais!
Simples e pratico obg!
Obrigado pelo comentário, Pedro! Continue nos acompanhando.
Há indicação de alguma escova, esponja ou pano específico para os procedimentos de limpeza? Obrigado.
Olá, Rodrigo!
Depende da superfície da cerâmica. Os materiais mais comuns são: manta abrasiva verde, escova de cerdas de nylon e pano de algodão (pano de chão).